Protocol to Manage Relationships Today

Protocol to Manage Relationships Today, publicado pela Amsterdam University Press, explica o valor e a crescente importância do protocolo no mundo contemporâneo, para todos os que trabalham em organizações públicas ou privadas com ou sem fins lucrativos, seja em monarquias ou repúblicas, sejam diplomatas ou leigos. Este livro apresenta o protocolo moderno como uma ferramenta para construir redes fortes e autênticas de relacionamentos recíprocos num mundo onde a globalização é uma realidade.

O livro define como os valores tradicionais do cerimonial se encaixam perfeitamente na sociedade moderna de hoje, onde todas as organizações procuram construir redes de relacionamentos (networking) e comunidades eficazes, que evitem atritos na comunicação entre todos.

Quando usado de forma eficaz, o protocolo pode

– Aumentar o efeito das atividades de networking de uma organização. O protocolo dá uma estrutura profissional para a gestão dos relacionamentos, para alcançar o acesso às redes ‘certas’ e para um relacionamento de interesse recíproco com os stakeholders mais importantes.

– Aprofundar relacionamentos. No nosso mundo, dá-se muita importância ao pragmatismo na construção de relacionamentos profissionais – o protocolo proporciona uma área comum que acrescenta valor a esses relacionamentos.

– Ser usado como uma ferramenta valiosa numa era pós-COVID-19, onde a necessidade de espaço e tempo para construir relacionamentos reais e autênticos é compreendida e apreciada por todos.

Este livro concentra-se no desenvolvimento de uma especialização cada vez mais vital para profissionais que lidam com questões complexas de gestão de relacionamentos a um nível operacional, estratégico e tático. Vindos de diferentes áreas, como instituições governamentais, organizações sem fins lucrativos e empresas comerciais, todos procuram adquirir ou aprofundar conhecimentos neste domínio para melhorarem o seu desempenho.

O protocolo é apresentado em quatro níveis: a razão de ser do protocolo, o nível estratégico e tático, a implementação prática e a execução do protocolo. 

Este livro dá muitos exemplos de pessoas que tiveram sucesso praticando este protocolo moderno. O livro descreve a forma como o rei holandês e o presidente português, recentemente reeleito, aplicam o protocolo no dia a dia oficial para construir relacionamentos fortes mesmo nas mais altas esferas mundiais. A atitude do Presidente Rebelo de Sousa em relação ao rígido protocolo de Estado consistiu em introduzir pequenas alterações no cerimonial que lhe permitissem estar mais próximo de todos os cidadãos. Através deste cerimonial de proximidade conquistou grande popularidade em Portugal tendo sido eleito com uma expressiva maioria. No exterior conseguiu criar momentos nas viagens de Estado que lhe permitiram reforçar os laços de amizade com muitos chefes de Estado estrangeiros.

Este livro oferece aos técnicos de protocolo uma abordagem contemporânea para a aplicação do protocolo. Não foi projetado para ser um guia exaustivo incluindo todas as regras de protocolo, mas é um guia que ajuda a inserir no contexto existente um protocolo feito à medida para cada evento, acrescentando ainda um método flexível para lidar com situações inesperadas.

O livro é escrito por alguns dos melhores especialistas em protocolo europeu com muitos anos de experiência em serviços de protocolo, na gestão de reuniões e de eventos de networking ao mais alto nível: Jean Paul Wijers e Bengt-Arne Hulleman da Holanda, Isabel Amaral de Portugal e William Hanson e Diana Mather do Reino Unido.

Related Posts